Para uma melhor experiência de usuário, lhe recomendamos que consulte estes conteúdos com o dispositivo na vertical.
Antes de começar, vamos lhe dar indicações básicas de navegação.
Vai aceder a uma landing de conteúdos na qual terá de navegar de forma horizontal. Com a roda do rato,, as setas lateraise os números superiores.
Vamos sempre lhe indicando onde premir para aceder a conteúdos de segundo nível.
E sempre que quiser voltar à página home, só terá de premir o botão fechar.
1948
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprova a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Declaração pretende garantir que todos os seres humanos devem ter os mesmos direitos e ser tratados com dignidade…
2011
Para regular a atuação das empresas neste contexto, as Nações Unidas aprovou o Enquadramento dos Princípios Orientadores sobre empresas e direitos humanos esenvolvido pelo professor John Ruggie.
Os princípios constituem um mapa para a ação tanto por parte dos Estados, como por parte das empresas relativamente aos direitos humanos.
01
proteger
Dirigidos aos Estados
02
RESPEITAR
Princípios 11 a 24. Dirigidos às empresas
03
SOLUCIONAR
Princípios 29 a 31. Dirigidos aos Estados e às Empresas
Classificação dos direitos humanos
Primeira geração.
Direitos civis e políticos
Segunda geração.
Direitos econômicos, sociais e culturais
Terceira geração.
Direitos de solidariedade
uma vez que na hora de realizar suas operações, podem ter impacto sobre o conjunto dos direitos humanos de todos os seus Grupos de interesse …
Acesse para ver um video rático sobre a atuação das empresas em diferentes situações.
Como levamos à prática empresarial a gestão dos direitos humanos?
Contando com um processo de gestão contínuo para cumprir com a responsabilidade de respeitar os direitos humanos. Este modelo se deve basear nos Princípios Orientadores sobre Empresas e direitos humanos das Nações Unidas, que estabelecem 3 passos específicos:
O primeiro passo consiste em formalizar nosso compromisso com os direitos humanos, ou seja, firmar em documento formal nosso compromisso com todos os direitos humanos internacionalmente reconhecidos.
Com este compromisso público enviamos a todos os Grupos de interesse uma mensagem clara de que a empresa se está esforçando por respeitar os direitos humanos.
Conheça mais informaçõesO segundo passo para implementar o modelo de gestão, consiste em realizar um processo de diligência devida, ue permita à empresa identificar impactos a fim de prevenir, mitigar e responder às consequências negativas de suas atividades sobre os direitos humanos.
Conheça mais informaçõesPor último, temos de criar mecanismos de reclamação eficazes e acessíveis a nível operacional, para solucionar os possíveis afetados pela atividade da empresa.
Conheça mais informações1
Compromisso público
2
Diligência devida em direitos humanos
3
Mecanismos de reclamação
Existe uma unanimidade na qual os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e os direitos humanos são interdependentes e se reforçam mutuamente.
Os ODS são um chamamento universal para a adoção de medidas para pôr fim à pobreza proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutam de paz e prosperidade.
Assim, os ODS podem contribuir, substancialmente, para a realização dos direitos humanos porque são a base dos investimentos públicos e privados para assegurar sua proteção.
Os ODS são o plano de ação da Agenda 2030. Os direitos humanos são o objetivo.
Chegou ao final dos conteúdos. No entanto, pode voltar a revisar os conceitos vistos as vezes que quiser.
One fine body…